sábado, 2 de janeiro de 2016

Resenha #37 - Magnus Chase & A Espada do Verão



Nome: Magnus Chase & A Espada do Verão
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 448
Ano: 2015

  Fiquei com um pouco de receio de ler esse livro, pois julgo a linguagem usada por Riordan um pouco infantil mesmo ele evoluindo muito ao longo da série dos Heróis do Olimpo - minha série favorita de #ever - porém como ganhei esse livro de natal, não estaria perdendo nada. Antes de começar eu estava com o pressentimento de que a famosa fórmula riordiana seria usada ( adolescente que não conhece um de seus pais descobre aos 15/16 anos que é semideus ) e logo nos primeiros capítulos descubro que eu estava mais que correto. Confira a resenha, espero que goste.

  Rapidamente somos apresentados à Magnus Chase, um adolescente de 15 anos e tem como descrição dada um rosto quase idêntico ao do Kurt Cobain. Magnus é um sem teto norte americano e até onde ele sabe, órfão. Sua mãe morreu quando mais jovem atacada por lobos - gerando uma fobia no filho ao ver sua mãe sendo morta por tais - enquanto ele nunca conheceu seu pai ( não conhecemos nenhuma outra história assim, né ? ), logo seus dois amigos de rua - seriam eles apenas amigos ? - Blitzen e Hearthstone dizem que dois parentes de Magnus estavam por aí a sua procura.
  Logo, descobrimos que tais parentes são seu tio e sua prima - se preparem - Annabeth ( achei muito inteligente a maneira com que Riordan fez a ligação entre as séries ). Com muita coragem, Magnus decide saber mais sobre o seu passado e decide ir à casa de seu Tio Randolph, mesmo sua mãe tendo proibido ele de chegar perto de seu tio. Como todo suspense adolescente, óbvio que algo deu errado e ele se encontrou com seu tio ... nada clichê, né ?
  Tal encontro fez com que todas as cartas fossem colocadas à mesa, Randolph conta que o pai de Magnus é um deus nórdico e que sua mãe foi morta por lobos sobrenaturais, crias de Loki, e os mesmos lobos estavam vindo atrás dele para mata-lo, sendo esse o motivo para Annabeth estar a sua procura junto ao seu outro tio. Em nenhum momento é deixado claro as reais intenções de Randolph, até o final do livro claro... Mais precisando no epílogo.
  Randolph diz que Magnus tem que reivindicar a Espada do Verão, pertencente ao seu pai, antes do tão famoso Ragnarok ( momento em que há a batalha final entre deuses e gigantes, no qual os 9 mundos nórdicos seriam destruídos em caso de derrota ), mas esse livro não seria um best seller se o protagonista fizesse algo extraordinário nos primeiros capítulos, e é isso que ocorre.  Além de Magnus, Surt ( Mestre dos gigantes de fogo ) também quer a espada do verão logo, há uma batalha entre ambos na qual Magnus morre.
  Não, isso não é um spoiler. Tal como está prescrito na sinopse na contracapa e nas orelhas do livro, a história segue por mais de 400 páginas depois dessa ''morte'' de Magnus, inclusive ele vai ao seu próprio funeral - quem não sonha em ir ao seu próprio funeral ? - e reencontra algumas pessoas nesse momento.
  Quero deixar um adendo de que se você aguentou o livro até esse ponto, você vai conseguir ler o livro até o fim e de uma forma bem vidrada, posso me usar como exemplo, não soltei o livro enquanto eu não finalizei a leitura e quando eu não estava lendo, eu estava fazendo teorias sobre como seria o desenrolar dos personagens e se teria algum casalzinho - será que tem ? Só lendo para você descobrir.
  A edição segue o novo modelo de Riordan, com um glossário no final do livro sobre os termos novos e diferentes que surgiram, admito que pouco usei aquilo - só serve pro livro ter mais páginas e sair mais caro KKK - e tanto faz tanto fez para mim, também achei que os problemas do livro foram solucionados muito facilmente, sem grandes maneiras de resolver, nos quais poderia ter sido melhores aproveitados. Em conclusão, penso que o livro poderia ter sito enxuto em pouco mais de 300 páginas.
  Um ponto super positivo é em relação aos títulos que são muito engraçados e muitas vezes tem um duplo sentido - quem lembra do maior troll literário: '' Ninguém consegue o velocino '' ? - e muuuitas indiretas sobre as outras séries como, por exemplo, quando Magnus pensa qual seria a melhor maneira de transfigurar a sua espada para algo mais cômodo e ele diz '' uma caneta que se transforma em espada é muita burrice '' sendo isso uma referência clara à espada de Percy, Anaklusmos. Outro momento que achei mega engraçado foi quando um personagem desmaia e o título do capítulo foi '' Hearthsonte desmaia mais que Jason Grace ( não que eu saiba que é ele ) '' sem dúvida um dos melhores títulos.
  Com uma linguagem bem fácil de ser entendida, na qual foi devorada em pouco menos de três dias, é altamente aconselhado aos leitores riordianos de plantão e também pode servir de aquecimento para a nova série que está sendo lançado em Março pela intrínseca '' The Trials of Apollo '', na qual focará - obviamente - no deus '' quente '' Apolo.
  Gostou ? Ajude seguindo o blog e nos curtindo no Facebook <3 Até a próxima resenha <3





2 comentários:

  1. Adorei a resenha. amo os livros do Tio Rick e com certeza Magnus Chase já entrou na minha metade leitura para 2016.
    Bjus,
    Arthur.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigatório ! Acompanho desde quando lançou O Ladrão de Raios e nunca deixei de ama-lo <3
      Obrigado pelo comentário

      Excluir