sábado, 25 de outubro de 2014

Resenha #24 - Poemas Completos de Alberto Caeiro

  Primeiramente , para entender melhor essa resenha é necessário saber sobre o fenômeno da Heteronímia , algo bem famoso quando o assunto é Fernando Pessoa.O fenômeno da heteronímia é quando um autor desenvolve um ou mais heterônimos , quando falamos de Pessoa , não são apenas alguns heterônimos são em torno de 70 ... sendo o principal , e podemos dizer até o mestre , Alberto Caeiro.
  Agora a pergunta , por que o nome diz ''poemas completos'' ? Eis a resposta , pois Pessoa publicava poemas misturados e incompletos , pedaços de um poema com pedaços de outro , uma coisa bem louca e depois que Pessoa morreu encontraram a ''esquete'' dos poemas , como eram os verdadeiros poemas e as pessoas que ele criara.Explicada um pouco o fenômeno da heteronímia , vamos à resenha.
  O livro é divido em três partes : O guardador de rebanhos ; O Pastor Amoroso e Poemas Inconjuntos. Sendo elas falando sobre a mesma coisa ( ponto negativo ) o fato do eu lírico não se encontrar mais de tanto sua alma estar dividida , pela heteronímia , o fato do não alcançar a metafísica , e a negação ao pensar , Caeiro acha que pensar e algo errado , porém ao mesmo tempo que ele fala isso ele pensa ,uma certa hipocrisia , algo redundante , podemos encontrar vários trechos pagãs , onde a natureza é a realidade e o nossa deusa em outras palavras uma visão meio ''xamã''.
  Ao meu ver , acho que a leitura foi muito repetitiva e peço desculpas aos amantes de Fernando Pessoa ,mas simplesmente detestei essa leitura , 100% insuportável , os primeiros poemas onde peguei algumas coisas rápidas ( como por exemplo , o pastor é Caeiro e as ovelhas são os outros ''eus'' que ele sustenta , os outros heterônimos) porém ao longo dos outros poemas , é simplesmente a mesma coisa , algo chato e repetitivo , mas também tenho que deixar claro que este ponto de vista é de uma pessoa no qual não tem um gosto poético muito aguçado , mas que depois de ler esse livro , meu amor por poemas não aumentou nada , se bobear apenas diminuiu.
 Sei que os vestibulandos devem estar desesperados , mas digo que tem uma luz no fim do túnel , e que quando cair uma questão sobre Pessoa e você souber responder vai valer a pena ter lido esse livro, mas aconselho esse livro para pessoas que simplesmente amem poemas pois eu te digo , não leia esse livro por obrigação (como eu fiz para a escola *-*) pois será uma pura tortura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário