domingo, 3 de novembro de 2013

Resenha #6 - Jogos Vorazes

 Olá , hoje farei a resenha do livro ( e também filme) Jogos Vorazes da Suzanne Collins, farei da trilogia completa , pois o filme do segundo livro estrelará nos cinemas este mês, entao a seguir a resenha.     
 O livro fala de uma sociedade distópica que se passa nos estados unidos , agora chamado de Panem,onde o pais inteiro é dividido ,inicialmente, em 13 distritos mas atualmente 12.Cada distrito tem uma forma de ganhar dinheiro diferente , por exemplo , o 12 ( o principal dos primeiros 2 livros) tem como economia a mineraçao , e ja o distrito 4 tem como principal forma de economia a pesca , e assim vai.A cada ano ocorre os jogos vorazes , que sao quando cada distrito manda um tributo tanto masculino quanto feminino, de pessoas de 12 a 18 anos para se matar numa arena.
 Agora que o básico dessa sociedade foi explicado , irei para o enredo do livro , Katniss tem uma irmao chamada Prim , ambas moram junto a sua mae no distrito 12( mineraçao), Katniss tem um ''amigo'' chamado Gale e ambos caçam ilegalmente na floresta ao lado do distrito 12. Num dia da colheita (sorteio dos nomes para os jogos vorazes)a irma de Katniss , Prim, é escolhida e Katniss se ofereçe no lugar de Prim , e apartir dai que o livro começa a ficar bom.Katniss vai para a cidade principal ( a Capital , é o nome de tal cidade) junto a Peeta , um antigo conhecido de Katniss , que a ajudou quando pequena , dando pães queimados para ela.
 Muitas coisas acontecem antes deles entrarem na arena , conhecem Haymitch ( meu segundo personagem favorito, o primeiro so apareçe no em chamas , futuramente digo quem é) que vira o instrutor deles , tambem conheçem Cinna ,como podemos dizer , o designer dela que faz ela ser conheçida como ,'' THE GIRL ON FIRE '' , a garota em chamas , por ela usar um vestido que fica em chamas , tambem conhecem Caesar , o apresentador dos jogos vorazes ( uma das figuras mais engraçadas de toda a trilogia) que faz com que eles pareçam ser os apaixonados dos jogos vorazes , pois Peeta diz que veio para a arena com o amor da vida dele.
 Até que eles vao para a arena e passam mal bucados , desde serem divididos , Peeta fingir ser do mau para proteger Katniss , ela ser picada por teleguiadas , quase morrer queimada.Mas nem tudo é tao ruim assim , lá ela conheçe Rue nossa querida assoviadora,que é um dos fatos mais tristes do livro inteiro ( SPOILER SPOILER- ela morre-SPOILER SPOILER ).E fazem tudo isso pela busca de ganharem e voltarem para suas casas e voltarem a viver normalmente.
 Na minha opinião o livro é muito bom , e a adaptaçao cinematográfica também é muito boa , pois até a cor da mochila pega por Katniss é certa no filme, e voltando ao livro , achei muito bom como início de uma trilogia , mas meu favorito é o segundo. Para esse livro dou nota 9,5 e aconselho a todas as pessoas que gostam de distopias . Até a próxima resenha pessoal !


Nenhum comentário:

Postar um comentário